CESA - Centro de Estudos da Saúde

Técnico em Gestão em Serviços de Restaurante e Bar

 

O Curso Técnico Gestão em Serviços de Bar e Restaurante vem ao encontro da necessidade da formação do Técnico numa perspectiva de totalidade e constitui-se numa atividade com crescente exigência de qualificação.

A elaboração Curricular do Curso Técnico Gestão em Serviços de Bar e Restaurante visa o aperfeiçoamento na concepção de uma formação técnica que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo.

A organização dos conhecimentos, no Curso Técnico Gestão em Serviços de Bar e Restaurante, enfatiza o resgate da formação humana no qual o aluno, como sujeito histórico, produz sua existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura por sua ação criativa.

Objetivos

  • Organizar experiências pedagógicas que levem à formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsável na sociedade em que vivem;
  • Oferecer um processo formativo que sustentado na educação geral obtida no nível médio assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional;
  • Articular conhecimento científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências educativas;
  • Oferecer um conjunto de experiências teórico-práticas em hospitalidade e lazer com a finalidade de consolidar o “saber fazer”
  • Destacar em todo o processo educativo a importância do serviço de restaurante e bar.

Perfil profissional de conclusão de curso

O Técnico em Gestão em Serviços de Bar e Restaurante ao concluir o curso deverá compreender, tomar decisões e propor soluções relativas aos serviços de Restaurante e Bar. Controlar e avaliar o processo de organização, higiene e manipulação dos alimentos em mesas e bandejas, depósitos e cozinhas do local de trabalho. Recepciona, encaminha e atende ao cliente no salão e bar do restaurante, bares e similares. Coordena a operação nos setores de bar e restaurantes, controla e inventaria estoques de bebidas e utensílios de salão e bar. É responsável pelo serviço de mesa e coquetelaria. Domina a etiqueta do serviço de restaurante. Colabora na harmonização entre alimentos e bebidas. Desempenha com qualidade todos os serviços correlatos à função do garçom.

MATRIZ CURRICULAR

Curso: Técnico Gestão em Serviço de Bar e Restaurante

 

Turno

Carga horária: 850 horas mais 50 h de estágio profissional supervisionado

Módulo I

Organização: semestral

 

Disciplinas

 

Horas

 

 

  1. Introdução a Administração

50h/a

  1. Psicologia social e do trabalho

40h/a

  1. Legislação dos Alimentos

30h/a

  1. Higiene e Segurança Alimentar

80h/a

  1. Informática aplicada a bares e restaurante

30h/a

MÓDULO ll

 

  1. História da Gastronomia

50h/a

  1. Planejamento e Elaboração de Cardápios

30h/a

  1.  Empreendedorismo

30h/a

8.Administração de Bares e Restaurantes

60h/a

  1. Inglês Instrumental

30h/a

  1. Introdução à Enologia

60h/a

 

 

MÓDULO lll

 

  1. Gestão da qualidade

30 h/a

  1.  Serviço de Bar

80h/a

  1.  Serviço de Sala e Copa

90h/a

  1.  Tópicos Especiais em Gastronomia

70h/a

  1. Marketing de serviço

40h/a

  1.  Estágio profissional supervisionado

50h/a

TOTAL

850h/a

 

Matriz curricular

Disciplina Carga horária
0
Total 0